Chamada de trabalhos

A comissão organizadora do Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ (SEPS-Rio) convida os estudantes de pós-graduação de institutos e departamentos de ciências humanas a apresentarem suas pesquisas em psicanálise sob a forma de Comunicação, com o envio de resumo para avaliação e de Texto completo para publicação em anais. A língua oficial do evento será português. No entanto, o envio dos textos (resumo e trabalho completo) e as comunicações podem ser feitas também em espanhol, inglês e francês (para estudantes estrangeiros).

A inscrição de trabalhos de pesquisa deverá se orientar a partir dos seguintes eixos temáticos:

1) Inovação na ciência, inovação na psicanálise
2) Psicanálise e saúde: psicologia, psiquiatria e tratamento
3) Neurociências e neuropsicanálise
4) Filosofia e psicanálise: debates contemporâneos
5) Psicanálise, sociedade e política
6) Psicanálise e as artes: estéticas de linguagem e de imagem
7) Sexualidades e discussão de gênero
8) Cultura e produção de subjetividades: performance e risco
9) Psicanálise e a crítica da ideia de inovação na ciência
10) Crítica à ideia de inovação em psicanálise

O resumo das comunicações deve ser enviado em fonte Times New Roman, tamanho 12, papel A4, margens 2,5 cm, espaço simples, com o máximo de 300 palavras. No mesmo arquivo deve constar (a) o título do trabalho, (b) o nome do autor, e (c) uma breve biografia. O envio deve ser feito por e-mail para seminarioteoriapsicanalitica@gmail.com. As inscrições de resumo foram prorrogadas até 17 de abril. A notificação da aprovação dos trabalhos será feita até 05 de maio. No caso de resumos em línguas estrangeiras, solicitamos que um texto da comunicação na língua original seja enviado por e-mail até 22 de maio.

As Comunicações serão distribuídas em mesas-redondas, segundo os eixos temáticos propostos, cada apresentação dispondo de 20 minutos, com um espaço final de discussão e de realização de intervenções. Para apresentações em língua estrangeira, uma versão do texto será disponibilizada na língua oficial do evento em formato digital durante a exposição do trabalho.

Os trabalhos aprovados, caso se queira publicá-los como Trabalho completo nos anais do evento (em formato digital), deverão ser enviados em fonte Times New Roman, tamanho 12, papel A4, espaço 1,5, com até 6 páginas de extensão (ver modelo abaixo). O envio deve ser feito por e-mail para seminarioteoriapsicanalitica@gmail.com até 26 de junho. A revisão dos textos é de inteira responsabilidade de seus autores.

Modelo para trabalho completo: Modelo SEPS Rio


Avaliação
A comissão de organização dedicará 80% das vagas de apresentação para alunos do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica e 20% das vagas para alunos de Pós-Gradução vinculados a outros programas de pesquisa.

Os critérios de avaliação serão:
1) Linguagem clara e objetiva, argumentação fundamentada e coerente;
2) Abordagem psicanalítica e discussão da temática geral de pesquisa do Seminário;
3) Adequação do trabalho a um dos eixos temáticos propostos;
4) Filiação institucional e biografia.

6 respostas em “Chamada de trabalhos

    • Olá. Por ser um congresso de pós-graduação, aceitamos apenas trabalhos de pós-graduandos ou professores. Mas o Seminário é aberto ao público da graduação na qualidade de ouvinte.
      Atenciosamente,
      Comissão.

      Curtir

  1. Boa tarde,
    Gostaria de saber: professores e alunos de um programa de pós-graduação em educação também podem encaminhar trabalhos para o evento?
    Att,
    Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF

    Curtir

    • Sim, aceitamos trabalhos de alunos de pós-graduação e de professores das ciências humanas, que tenham relação com a psicanálise e com o tema proposto. Todos os trabalhos serão avaliados pela comissão de organização.
      Atenciosamente

      Curtir

Deixe um comentário